Como montar uma pousada - Escritório de arquitetura Thiago Bezerra

Arquitetos - Escritório de arquitetura Thiago Bezerra

Como montar uma pousada

Se sua dúvida é como montar uma pousada, hotel ou chalé, acompanhe esse artigo!

Quando falamos de pousadas, hotéis e projetos do ramo hoteleiro uma palavra tem de ter destaque: Planejamento.

Para não ser repetitivo, vamos listar alguns posts que ja fizemos sobre arquitetura hoteleira, como projeto de pousada – Os tipos de projetos para pousadas onde você pode entender alguns dos principais tipos de construções hoteleiras além do construir pousada – Os 4 principais erros que os empreendedores cometem.

Se você não está familiarizado com obras e quer entender um pouco mais sobre o tema veja algumas dessas dicas de construção: fique de olho nesses 3 detalhes da sua obra

Como era de se esperar no site de um escritório de arquitetura especializado em projetos para hotéis e pousadas nosso texto vai dar uma maior ênfase em projeto. Por isso se você ainda não sabe como funciona, ou não entende as maiores vantagens de se contratar um projeto arquitetônico, recomendo a leitura do texto: afinal, o que é projeto?.

Para deixar claro, montar ou construir uma pousada, hotel ou chalé não se resume a projeto ou a contratação de um arquiteto, é necessário pensar desde a comunicação externa e interna, áreas que dependem de um bom planejamento de marketing/publicidade, estratégia comercial e gerenciamento, que ficam a cargo da administração, além de um dos principais fatores: o atendimento aos clientes.

Muitos clientes chegam ao escritório comum plano de necessidades criado e totalmente definido: “Quero cinco bangalôs, dez suítes, uma recepção com 50 metros quadrados, uma piscina de 40 metros quadrados” porém muitas vezes não entendem o orçamento, ou se limitam a uma vontade porque viram na internet que o preço do m2 custa X. Sim, existem limitações, mas um profissional da área de construção e de projetos vai te auxiliar nesse processo e com certeza vai agregar à sua vontade inicial.

A escolha do terreno

O primeiro passo para montar uma pousada

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Arquiteto Thiago Bezerra (@arquitetothiagobezerra) em

Construir uma pousada no litoral? Construir uma pousada pequena? Montar uma pousada pequena?

Tudo isso é definido na primeira decisão: a escolha do terreno. Definir o terreno por si só dá um artigo completo e complexo, por isso vamos nos atentar aos principais fatores: Seu terreno tem de fato que caber o seu objetivo nele, mas não se esquecendo que existem entraves legais que fazem com que o projeto possa ser construído ali, são eles:

Legislação ambiental

Legislação local (PDDU, Código de obras, etc)

Um exemplo aqui no escritório foi de um cliente que comprou um terreno em Porto Seguro e queria construir quatro casas, em 600 m2 é possível não é mesmo? Claro. Mas após uma analise do código de obras, baseando-se no bairro onde se situava o terreno, percebemos que o máximo que poderia ser construído era 40% do terreno. Ou seja? Não pode haver área construída acima de 240 metros quadrados. Existem índices também que impedem a verticalização (subir andares) e tudo tem de ser analisado caso a caso.

Projeto para pousada ou hotel

Agora vamos falar do principal: O hotel ou pousada em sí.

Não pensando apenas em projeto para hotel ou pousada e sim no que se quer ter construído. Quartos espaçosos? Ambiente minimalista? Luxuoso? Estilo rústico? Na arquitetura chamamos isso de partido arquitetônico, que nada mais é que a inspiração do projeto, ela pode vir diretamente do cliente ou do profissional, o importante é que sua pousada tenha um conceito, que leve seus clientes a entender o que é e o porque de existir, afinal se fosse só um quarto qualquer seu cliente faria uma viagem para se hospedar tendo tantas opções?

Um exemplo de caso aqui do escritório foi de um projeto com inspirações na Thailandia e sua bela arquitetura, pois um dos donos viveu lá por muitos anos e tinha vários objetos decorativos originais de lá.

como montar uma pousada

Incrível, né?

Mas é necessário também entender limites do orçamento do cliente, analisar a mão de obra local e materiais para conseguir um bom resultado e não ficar apenas no projeto, porque não seria algo que viria a ser executado.

Tão importante como saber como montar uma pousada é escolher um bom profissional para ajudar nesse planejamento e fazer uma análise local pois montar uma pousada e principalmente construir um hotel é algo muito mais complexo e demorado que parece. Um investimento como esse não pode ser feito sem muito planejamento.

 

A escolha dos materiais

Uma pousada em container por exemplo pode ser sim uma ideia incrível, mas tem de ser analisados aspectos como: Acesso do local pelos caminhões que trarão os containers, a mão de obra que pode vir a ser mais cara por não ter profissionais com experiência localmente então terão que ser “importados” de fora, além da limitação do projeto. Não, eu não quero jogar um balde de água fria no seu sonho, apenas mostrar que o planejamento é essencial e pra isso é importante ter um escritório de arquitetura especializado em arquitetura hoteleira te ajudando, como o nosso.

A escolha dos materiais é muito importante assim como a definição de como o empreendimento vai funcionar. Atenderão quantos hóspedes? Um acesso especial para limpeza “escondido” da visão principal, não passando pela piscina ou área principal. Tudo isso vai ser definido no projeto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Container Arquitetura (@containerarquitetura) em

Continuando o foco de planejamento podemos facilmente pensar que ao pensar e escolher tudo previamente não existirão dores de cabeça não é mesmo? Errado. Porém vou dar uma boa noticia: Um bom projeto pode economizar em até 30% comparando em relação a uma obra mal projetada ou sem um projeto arquitetônico de qualidade.

Planejamento e Estratégia comercial

Talvez mesmo antes de pensar sobre como montar uma pousada é necessário pensar no publico que você pretende atender, a definição do público alvo é essencial e assim uma estratégia pratica do marketing é definir uma persona.

Para definir uma persona “finja” que seu público alvo perfeito é uma pessoa (uma pessoa só). Como ele/ela é? Quais seus hábitos? Do que ele ou ela mais gosta? Liste aspectos físicos também, como idade, sexo e através desses dados você vai descobrir (ou encontrar) o seu perfil de cliente ideal. É pra esse cliente que você vai direcionar seus esforços quando pensar em publicidade.

Quais serviços sua pousada irá oferecer?

Essa é uma pergunta importantíssima para entender melhor o funcionamento do seu empreendimento. É possível pensar em um restaurante que atenda o público externo e interno, ou uma cozinha apenas para pequenos preparos, espaço kids para crianças, cuidados para pets ou um espaço de isolamento total com serviços de luxo, além de vários outros serviços exclusivos que podem ser implantados, mas pra isso é necessário planejamento.

O estudo de viabilidade começa antes mesmo do projeto e o planejamento vem em vários aspectos do empreendimento, mas como vemos e pela experiência geral é um ramo muito lucrativo que dá uma ótima sensação: receber pessoas, num ambiente convidativo.

Atendimento

Logística para os serviços internos

Quando se fala em construir uma pousada costuma-se esquecer desse detalhe que faz toda a diferença, como será locomoção dos colaboradores para realizar os serviços de limpeza, manutenção e de serviços oferecidos aos hóspedes, como a entrega de refeições por exemplo. Terá área de descanso para os funcionários, a alimentação deles será feita no próprio hotel? Colaborador satisfeito cuida muito melhor do ambiente de trabalho e consequentemente dos hospedes o que aumenta a prospecção de retorno e até indicação por parte dos hospedes. Pequenos detalhes de um projeto que podem fazer toda a diferença no resultado final. O que sugerimos é que antes mesmo de realizar o projeto, cada detalhe seja minuciosamente analisado. Esse é objetivo do projeto, buscar soluções e atender as necessidades de quem vai construir obedecendo ao Código de obras do município e adequando as necessidades do cliente ao orçamento disponibilizado.

Precisa de um arquiteto?

"Um escritório de arquitetura especializado pode te fazer economizar até 30% em uma obra" - Já pensou quanto 30% representa na sua obra?

Solicite um orçamento
Como montar uma pousada
-->