Construir pousada - Os 4 principais erros que os empreendedores cometem - Arquiteto Thiago Bezerra | Projeto arquitetônico e projeto legal

Arquitetos - Escritório de arquitetura Thiago Bezerra

4 erros ao construir uma pousada

Descubra os principais da construção de uma pousada

Construir pousada – Os 4 principais erros da falta de planejamento

Mostramos alguns tipos de pousadas no artigo anterior Tipos de pousada para se construir

Neste artigo exibiremos alguns dos principais erros que as pessoas cometem montando uma pousada e quase todos se resumem a: Planejamento.

Nosso conhecimento aqui é voltado principalmente para o mercado da construção civil e arquitetura, por isso desconsideraremos fatores de administração e marketing que podem contribuir para o declínio do seu negocio.

1- Falta de projeto arquitetônico

Ao iniciar a ideia de construção da pousada, compra ou arrendamento, muitos optam erroneamente por economizar ou evitar um gasto ao não contratar um arquiteto. Porém comprovadamente a contratação desse profissional pode proporcionar em média 30% de economia em uma obra, como mencionamos no artigo Dica de construção: Fique de olho nesses 3 detalhes da sua obra

Sabemos que o projeto arquitetônico para uma pousada é uma etapa importante, mas se você ainda não sabe, pare essa leitura e vá ao artigo O que é projeto.

A falta de um projeto arquitetônico para hotel ou pousada pode trazer erros na construção, prejuízos futuros e falta de qualidade, causando um efeito cascata e consequentemente, prejuízos também para o seu consumidor final, os clientes.

2- Falta análise do mercado local- público alvo. 

Essa é uma dica de marketing e é totalmente necessária quando pensamos em um investimento tão alto como o de montar uma pousada. Mas como analisar o público alvo? Essa é a questão de ouro e depende de muitos fatores, inclusive o seu orçamento para esse alcance.

Caso seja possível contrate uma agência de marketing ou gestores experientes antes dessa empreitada para ter sucesso.

3- Construção inadequada para o tipo de terreno

Caso você tenha contratado um escritório de arquitetura competente, esse não vai ser um problema para você, porém, sempre é necessário fazer analises que sejam coerentes com o projeto e vou explicar porque:

Muitas vezes a pessoa quer montar uma pousada e não tem orçamento para desenvolver aquele empreendimento da maneira que ele deseja, por isso decide desconsiderar analises de terreno ou a contratação de um arquiteto (expliquei no item 1 então pra não ser repetitivo vou deixar passar).

Se você tem um terreno de esquina, um terreno muito extenso, um terreno muito largo ou até mesmo um terreno muito grande porém a prefeitura permite a implantação de apenas 40% do terreno, dentre vários outros problemas é de suma importância planejar e fazer concessões, pois isso pode mudar todo o programa de necessidades do projeto.

4- Escolha de materiais errados. 

A escolha dos materiais pode trazer muitos lucros ou prejuízos e para isso um bom projeto irá auxiliar.

Parece uma dica boba, mas muitos esquecem.
Se você tem um terreno em uma região onde o acesso é difícil, trabalhar com material que vem de fora aumentará (e muito) os custos. Se a madeira disponível é o eucalipto, considere adequar seu projeto à um design elegante usando o eucalipto, pois isso trará uma economia gigante no montante final.

Para construir uma pousada é necessário planejar e projetar, essa é a especialidade do nosso escritório. Solicite um orçamento ou consultoria gratuita

Escritório de arquitetos na Bahia – 73 991438294

Precisa de um arquiteto?

Segundo o CAU, Conselho de Arquitetura do Brasil "Contratar Um escritório de arquitetura especializado pode te fazer economizar até 30% em uma obra" - Já pensou quanto 30% representa na sua obra?

Solicite um orçamento
Construir pousada – Os 4 principais erros que os empreendedores cometem