Dica de construção: fique de olho nesses 3 detalhes da sua obra - Arquiteto Thiago Bezerra | Projeto arquitetônico e projeto legal

Dica de construção: fique de olho nesses 3 detalhes da sua obra

E principalmente: não transforme o sonho da casa própria em pesadelo.

Construir a casa própria é um sonho de muitas pessoas, mas alguns erros podem transformar o sonho em um verdadeiro pesadelo. Por isso listei para vocês alguns dos principais erros cometidos por quem vai construir.

Planejamento- (quanto custa a falta de um projeto)
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) estima: “O projeto completo custa de 3% a 10% de uma obra. A economia que se faz sem o projeto completo resulta em aumentos que vão de 25% a 30%, isso quando a obra é concluída”.
O que em números torna-se uma economia gigante. (fonte: https://www.cauba.org.br/caubr-defende-politicas-para-projetos-de-arquitetura-no-senado/)
Vamos a um exemplo prático: Quebrar uma parede, com revestimentos, horas do profissional, mesmo que sem supervisão técnica custa em média R$ 500,00. Obras sem um planejamento arquitetônico provavelmente terão que quebrar e reconstruir paredes pelo menos uma vez ao longo da obra.
Outros custos intangíveis (que considero pior) seria viver em uma casa sem o planejamento ideal de iluminação, ventilação, conforto térmico. Por isso invista em planejamento.

Escolha de materiais inadequados (materiais de acordo com a região e até utilização dos espaços da casa)
Voltamos à questão de conforto e usabilidade de uma residência (quando falamos de projeto residencial, mas pode se aplicar a qualquer obra).
Materiais contam muito para a questão estética, mas principalmente a qualidade dos mesmos. Você sabia por exemplo que o porcelanato possui diferentes aplicações para diferentes usos? Dependendo da intensidade de pessoas passando, não se pode usar um polido, brilhante. Além disso temos a questão da qualidade do material que, muitas vezes, por poucos reais a mais dá pra escolher algo muito melhor.

Cuidados com a elétrica (qual tipo de equipamento você pretende ter nada casa, onde colocar cada tomada)
Essa é outra dica de planejamento: Um projeto arquitetônico e seus complementares são o planejamento de uma construção. O projeto elétrico por exemplo é um projeto que complementa o projeto arquitetônico, pois quando você pensa na disposição dos móveis (projeto de layout) e lista os pontos elétricos já fica mais fácil dimensionar cargas, pontos onde terão tomadas 220v ou 110v, ou até mesmo tomadas 3w (aquelas que ascendem e apagam em dois pontos ou mais).

2.Comments

  1. Pingback: Construir pousada - Os 4 principais erros que os empreendedores cometem - Arquiteto Thiago Bezerra | Projeto arquitetônico e projeto legal

  2. Pingback: Como montar uma pousada - Arquiteto Thiago Bezerra | Projeto arquitetônico e projeto legal

Leave a Comment