Projeto para pousada - Quais os custos para montar uma pousada - Arquiteto Thiago Bezerra | Projeto arquitetônico e projeto legal

Arquitetos - Escritório de arquitetura Thiago Bezerra

Projeto para pousada – Quais os custos para montar uma pousada

Projeto para Pousada – Quanto custa?

A vida em uma boa residência, na beira da praia ou em um lugar paradisíaco, rodeado de turistas e pontos turísticos sempre pareceu ser o sonho de muitos que querem montar uma pousada. Mas como fazer o projeto de uma pousada?

Se você já sabe o que é projeto arquitetônico, fica mais fácil, mas caso não saiba da importância em ter um projeto arquitetônico, leia também este artigo.

Para montar uma pousada ou hotel são necessários vários profissionais trabalhando de maneira interdisciplinar, desde o administrador ao recepcionista. Mas quando pensamos em uma estrutura menor, como uma pousada você precisa, pra começar, do espirito pousadeiro: Gostar de receber e cuidar de pessoas.

Quanto custa montar uma pousada?

Como somos um escritório de arquitetura vamos falar de projetos e obras como prioridade, os aspectos administrativos e de fornecedores também devem ser considerados, porém não temos a propriedade para debater isso. Contratar uma consultoria é tão válido como contratar um escritório de arquitetura.

Temos também um artigo com mais detalhes administrativos, de publicidade e dicas de Como montar uma pousada.

O preço do m2:

Existe uma tabela quantitativa para fins teóricos chamada CUB, nela construtores se baseiam para entender os custos médios de uma obra e é uma tabela atualizada mensalmente, conforme custos de materiais aumentam ela é atualizada. O valor médio do CUB da Bahia em Março de 2020 é de 1.477,11.

Mas considerar o CUB é certeza de custos? Não é bem assim, mas é bom se basear por alto para entender que esses valores podem ser maiores ou menores para se preparar financeiramente.

Falando novamente em médias e formulas matemáticas – tentando não deixar vocês malucos – existe uma base feita pelo Ministério do Turismo, onde as pousadas geralmente tem 20 quartos e em média 20 metros quadrados (o que é considerado médio / grande). Usando essa base e o CUB num padrão médio, o valor aproximado ficaria entre 500 e 600 mil reais.

Estamos desconsiderando terreno, tempo de obra, custos de projeto, custos de entrada na prefeitura e emolumentos, além de outros espaços necessários para uma boa pousada, como: Cozinha industrial, lavanderia, hall / recepção, salas de administração, piscina, salão para refeições e ainda pensar em todos os acessos e circulação para otimizar esses espaços e não ter custos desnecessários como corredores, espaços inutilizados e etc.

Terreno:

Os preços dos terrenos variam muito, afinal cada cidade possui variáveis muito particulares a respeito dos terrenos e a especulação imobiliária muitas vezes é regional, tornando terrenos mais valorizados que outros.

Quando se contrata um escritório de arquitetura para avaliar o terreno pode-se ganhar em custo x beneficio, pois o aproveitamento do terreno vai ser feito de acordo com as diretrizes da prefeitura e do terreno, mas vamos dar algumas dicas caso você mesmo queira avaliar um terreno antes da compra:

Diretrizes da prefeitura local:

Cada prefeitura possui um PDDU ou um código de obra, juntamente com o documento do Plano Diretor Urbano, que vai determinar o que pode ou não pode ser construído em determinada zona urbana (ou bairro). É importante analisa-lo com cautela pois existe uma taxa chamada Taxa de Ocupação que determina quantos % do seu terreno pode ser ocupado e o Coeficiente de Aproveitamento determina quantos m2 máximo podem ser construídos. De nada adianta ter um terreno muito grande que não pode ser edificado, por isso a importância de um profissional que domine essas análises, como um arquiteto.

Tipo de solo e curva de nível:

Quanto maior for a curva de nível do solo, tanto para declive como aclive, os custos serão proporcionalmente aumentados, pois o custo estrutural terá acréscimos. Além disso, o tipo de de solo influencia diretamente na estrutura. Solos como arenoso ou mangue (lama e barro) podem ser extremamente caros para custos estruturais.

Acessos

Esse é um ponto que não é tão observado sempre, mas os acessos do terreno para maquinário, caminhões ou até mesmo os caminhos que levam à sua futura pousada tem de ser visto pensando no funcionamento futuro – durante e pós obra.

Tempo de obra:

Em quanto tempo se constrói uma pousada?

É impossível descobrir o tempo de obra sem um cronograma e só após o projeto é possível definir todas as etapas de maneira assertiva, porém sabe-se que um tempo mínimo para a construção gira entre 5 e 9 meses, por isso toda essa preparação é necessária,  afinal tempo é dinheiro.

Todos esses são parâmetros básicos para compor os custos da construção de uma pousada pequena (ou não), porém o mais importante é deixar claro que um investimento de pelo menos meio milhão de reais, é bem alto para não procurar profissionais qualificados para te dar toda a consultoria possível.

O escritório Thiago Bezerra Arquitetura é especializado em Arquitetura Hoteleira, solicite um orçamento.

projeto arquitetura rustico

Precisa de um arquiteto?

"Um escritório de arquitetura especializado pode te fazer economizar até 30% em uma obra" - Já pensou quanto 30% representa na sua obra?

Solicite um orçamento
Projeto para pousada – Quais os custos para montar uma pousada
-->