Diferença entre Engenheiro e Arquiteto

Popularmente não se sabe a diferença real entre o que faz um engenheiro civil e um arquiteto, qual sua atuação no mercado da construção civil e suas limitações, mas hoje vamos desmistificar (um pouco) o que cada um deles faz.


engenheiro e arquiteto

Mesmo trabalhando em equipes onde se tem os dois, não se sabe ao certo suas especificações, além das grandes confusões da população ao pensar que engenheiro civil faz projetos arquitetônicos.

Afinal, o que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil é originalmente responsável pela elaboração de projetos estruturais, tanto projetos de casas como de edifícios, é sempre necessário um projeto estrutural para dar o aval de que esta obra está segura.

Arquitetos podem fazer projetos estruturais?

Sim. Por mais que que as pessoas acreditem que apenas os engenheiros tem capacidade técnica para assinar os projetos estruturais, o fato é que os arquitetos também podem assinar e se responsabilizar por projetos estruturais, a questão é: Eles devem?

Existem especializações, estudos e muita informação envolvida quando se fala de um projeto estrutural, sua responsabilidade técnica é enorme e geralmente quem não se sente apto à fazê-lo não pega um projeto assim, não só arquitetos como engenheiros.

Engenheiros civis podem fazer projeto arquitetônico?

Da mesma forma que bons arquitetos optam por não fazer um projeto estrutural pois isso exige uma especialidade e conhecimento que ele, geralmente, não está familiarizado, bons engenheiros não fazem projetos arquitetônicos por saber que um projeto é algo que gera um benefício para toda a vida, além de valorizar e trazer economia.

Neste artigo explico a economia que um projeto pode trazer e em mais detalhes o que é projeto.

Existe também a Resolução Nº 51, da lei 12.378 que define as atribuições privativas de arquitetos e urbanistas e delimitou o exercício das atividades de projetos arquitetônicos apenas para Arquitetos e Urbanistas, por questões de especialização e conhecimento.

Então de fato qual a diferença entre o engenheiro e o arquiteto?

Em poucas palavras os engenheiros se especializam em acompanhamento de obra, resistência e uso de materiais, além de projetos estruturais e complementares, já o arquiteto é especialista em projetos arquitetônicos, de interiores e projetos executivos, de detalhamento e urbanismo.

0.Comments

    Leave a Comment