
O que é projeto
Existem vários tipos de projeto e, sem querer puxar tanto o protagonismo para arquitetura, o projeto arquitetônico é a base para todos os outros em uma construção. Tudo parte do projeto de arquitetura, os outros são chamados de “Projetos complementares” pois complementam o arquitetônico, mas afinal, você sabe para que ele serve exatamente? Existem diversos tipos de projetos para várias obras, não dá pra usar um projeto de passarela em uma casa, é bem óbvio, mas quando se fala de projetos o que vem na cabeça são os principais arquitetônico e estrutural, ambos podem ser desenvolvidos e acompanhados pelo arquiteto responsável ou engenheiro civil. Além desses, existem elétrico, hidráulico, prevenção de incêndio entre outros. Vamos focar no projeto de arquitetura, usando como base uma residencia. trocando miúdos o projeto serve basicamente para gerar economia e planejamento em uma obra e consequentemente ter um resultado muito melhor e mais barato. Duvida? continue lendo o artigo que vou explicar melhor. Ao contratar um arquiteto, todo esse planejamento economiza o trabalho de quebrar paredes, corrigir revestimentos, alinhar no reboco aquela parede que saiu errada (e haja massa!) fora o pior dos problemas: Conviver com uma casa mal planejada. No processo de desenvolvimento do arquitetônico, a arquiteta ou arquiteto estuda e viabiliza todo o uso dos futuros moradores da casa, hábitos, fluxo, fatores técnicos como ventilação, iluminação, incidência solar e conforto térmico. E falando de projeto, existem alguns projetos que complementam e fazem parte do projeto arquitetônico: Estudo preliminar, que como o nome diz é um estudo que se faz antes de se projetar, colhendo dados do cliente e do terreno, local, influencias e referências. Essa é uma etapa de entrevista com o cliente, colher dados para desenvolver o anteprojeto de forma a satisfazer todas as necessidades do cliente. Dada todas as etapas, se você ja sabe quanto pode gastar, é ideal ter todos os projetos em mãos para não ter surpresas desagradáveis. Vamos ao calculo de obra, e os motivos de contratar um arquiteto: custo aproximado sem analise nenhuma de caso, apenas para ilustrarPara que serve um projeto?
Pré-Projeto ou Anteprojeto: uma introdução ao modelo final, que pode ser apresentado como croqui, fluxogramas, ou até mais mais detalhado. Varia muito do tipo e complexidade, o que vale é de fato demonstrar a ideia e fazer o estudo geral dos fluxos do ambiente, usos, ventilação, conforto térmico, acústico e ambiental.
Projeto Legal: O projeto para prefeitura, seguindo as normas do código de obras da cidade. Muitos pensam que esse é o único a ser feito, porém se as outras etapas são ignoradas, é bem provável que sua construção seja básica e não valha o investimento, porque um além de bem pensado deve haver o máximo de detalhamento no projeto para que haja economia. Confira o calculo no final do artigo para entender 100% do custo e economia.
Projeto Executivo: Este é o mais completo para obra, onde são feitos detalhamentos de mobiliário, revestimentos de paredes, fachada, esquema elétrico, paginação de pisos e pontos de tomadas. É aqui que mora a verdadeira economia e livra o cliente de transtornos na obra, afinal quanto mais detalhado melhor para comprovação do que se contratou e para esclarecimento em obra. Imagine a situação de que você contratou o pedreiro e ele não sabe o que fazer exatamente, resolve inventar: O projeto executivo dá todos os passos para comprovar que foi aprovado exatamente o que está no projeto e ao mesmo tempo mostrar como ele deve fazer isso. No caso de contratar construtoras ou empreiteiras torna-se melhor ainda, pois tudo fica acordado e sairá exatamente como no projeto executivo.
E por fim, mas não menos importante, o projeto de interiores, onde o arquiteto ou designer de interiores faz além da adequação e estudo de mobiliário e revestimentos, todo um projeto mais completo de detalhamento de design do interior.
Este é um projeto mais voltado para a decoração em si, porém existe a complexidade maior de adequar um estilo especifico ao bolso do cliente.
300 mil
projeto arquitetônico completo
15 mil
E estamos falando de dinheiro, ignorando os fatores que não são contabilizados com dados, como o tempo de obra que será perdido, o stress e ter que conviver com erros de projeto, falta de conforto e vários outros fatores que podem e vão tirar sua qualidade de vida.
Pingback: A diferença entre engenheiro e arquiteto - Blog Thiago Bezerra - Arquitetura e Design
Pingback: Arquitetura em container - Thiago Bezerra - Arquitetura e Design
Pingback: Construir pousada - Os 4 principais erros que os empreendedores cometem - Arquiteto Thiago Bezerra | Projeto arquitetônico e projeto legal
Pingback: Como montar uma pousada - Escritório de arquitetura Thiago Bezerra
Pingback: Projeto para pousada - Quais os custos para montar uma pousada - Arquiteto Thiago Bezerra | Projeto arquitetônico e projeto legal